Lawn Care Forum banner

Custo vs benefício da jardinagem

9.8K views 41 replies 22 participants last post by  Khy  
#1 ·
Só quero iniciar uma conversa sobre o custo do cuidado com o gramado.
1.) Quanto você está disposto a gastar anualmente com o cuidado do gramado?
2.) E quais resultados você quer/espera?
3.) Qual é o mínimo que alguém teria que fazer/gastar para manter um gramado verde e saudável?

Nos últimos 6 anos, tenho feito projetos anuais, desde a renovação completa com equipamentos pesados removendo 3" da camada superior e nova terra vegetal, até a aeração, ressemeadura, fertilização uma vez, às vezes duas vezes por ano..

Contratei e demiti uma empresa de jardinagem depois de alguns anos, fiz tratamentos mensais, pulverizei ervas daninhas, arranquei ervas daninhas manualmente, destorroei, cobri com cobertura, nivelei, milo, todas as atividades usuais de cuidado com o gramado..

Dito isso, tenho um gramado que é quase livre de ervas daninhas, mas é irregular (possivelmente por falta de irrigação) e as mudas ainda não germinaram desde o último domingo. Estou questionando se um sistema de irrigação vale a pena (US$ 3.000 a US$ 5.000, mais US$ 200 a US$ 500/mês de aumento nos custos de água).

Tenho regado à mão até 6 vezes por dia há 8 dias. :x

Então a frustração se instalou e estou começando a me perguntar se tudo isso vale a pena. Um amigo não faz muita coisa com sua grama e ele está bem com ervas daninhas aqui e ali, manchas, etc..

Começando a considerar reduzir a quantia que gasto e faço no quintal versus contratar uma grande empresa de jardinagem versus continuar a rotina.

Isso provavelmente depende muito da renda e dos desejos de cada um para seu gramado, mas seria bom ouvir onde cada um está pessoalmente. Obrigado!

#4 ·
Este é um ótimo tópico e provavelmente veremos uma variedade diferente de respostas. Todo mundo tem uma situação única e certamente o dinheiro entra em jogo.

Pessoalmente, nunca me sentei e fiz um orçamento do que um ano típico custa - no entanto, isso é algo que pretendo fazer durante a entressafra.

Em termos de tempo gasto; eu gasto em média 7-10 horas por semana. Isso aumentou em relação ao ano passado, em parte porque comprei um cortador de grama e, antes de investir em PGR, eu cortava a grama a cada dois dias.

Por causa das práticas culturais do ano passado e do início deste ano, o tempo gasto puxando/pulverizando ervas daninhas neste verão diminuiu significativamente - eu fiz apenas uma aplicação geral para ervas daninhas no meu quintal.

Para mim, não tenho outros hobbies. Antes de meu filho mais novo nascer, eu treinava um time de beisebol altamente competitivo que me fazia viajar em média 20+ dias para os EUA em julho, junto com 4 jogos todos os fins de semana em maio, junho e setembro. Desde então, investi esse tempo no meu gramado e adorei cada segundo.

Eu não trabalho com madeira. Eu não conserto carros. Eu não consigo consertar encanamentos. Mas eu posso cultivar grama e fazer isso muito bem.

Também é importante ressaltar que esta não é minha "casa para sempre". Então eu mantenho isso em mente quando se trata de gastar dinheiro.

Eu diria que estou 80% do caminho para onde quero que meu gramado esteja. Para o proprietário médio (ou para qualquer um dos meus amigos), a maioria diria que sou louco pela quantia que faço para meu gramado. Mas também recebo uma tonelada de elogios e "holy crap!" E essa é parte da razão pela qual eu faço isso. É minha criação.

Em termos do mínimo que alguém precisaria gastar? Difícil de responder, dados todos os produtos disponíveis nas grandes lojas locais. Eu disse a amigos que, se tudo o que eles fizerem for fertilizar uma vez na primavera e novamente em setembro; cortar e regar uma vez por semana, eles provavelmente teriam a grama mais bonita da vizinhança.

Há uma tonelada de pessoas na minha área que usam um serviço para pulverizar ervas daninhas. E essas empresas colocam estacas no chão com seu logotipo. A ironia é que o gramado ainda está infestado de ervas daninhas. Não tenho certeza de por que eles anunciam um serviço quando o próprio gramado em que estão anunciando é 75% de ervas daninhas.

#5 ·
Acho que é uma boa pergunta e até me questiono às vezes. Não gasto quantias loucas de dinheiro no meu gramado, mas gasto muito mais do que o proprietário médio, eu acho. Também moro no campo, então nem tenho vizinhos para comparar ou tentar impressionar. Honestamente, no verão passado, quando meu gramado foi para o inferno por causa do calor e da seca, eu meio que disse dane-se. Eu não tinha mais a motivação para tornar meu gramado "perfeito". Então o outono chegou e aquele bug me atingiu de novo. Então encontrei este site em setembro e boom, ele me motivou a um nível ainda mais alto.

Ainda tento manter os custos sob controle, mas comprei algumas coisas como um pulverizador de mochila a bateria, pacote de bioestimulante N-EXT, etc., que eu não teria comprado se não fosse por este site.

Mas como @Harts, este é meu hobby principal. Eu amo golfe, mas não funciona com minha agenda e as crianças também. Difícil ir jogar 18 buracos e levar 4 ou 5 horas do meu dia quando tenho um emprego em tempo integral, filhos e uma esposa. Sem mencionar que golfe também não é barato. Inferno, gastei US$ 1000 em novos ferros no ano passado. Então, esta é a única coisa em que sou bom e posso fazer em casa. Então, para mim, desde que eu não enlouqueça comprando equipamentos ou produtos novos, vale a pena.

#6 ·
Pessoalmente, tenho um gramado de entrada alta e baixa. Minha frente é alta e apenas 2,5 m²/sqft e a parte de trás é 9-10 m²/sqft, que é de baixa entrada.

A parte de trás só recebe fertilizante (ureia no outono) e pré-emergente.

A maioria dos tratamentos/produtos que compro para a frente duram muito tempo. Como vou usar KBG completo na frente, minha conta de água vai subir.

Na verdade, tudo tem a ver com seus sqft. Acho que é um hobby bastante razoável no geral e tenho muita satisfação.

Não tenho ideia de quanto gasto, mas o bom é que não pago tudo de uma vez

#9 ·
Um hobby realmente tem um preço... Claro, mas um preço muito mais baixo do que qualquer coisa que não seja um hobby.
Para os entusiastas, como quase todos nós neste fórum, a questão é se você realmente gosta da jornada.
Então, a divisão inicial, antes mesmo de começar a avaliar custo/benefício, é: você realmente faz isso por custo/benefício ou porque gosta de fazê-lo?
Absolutamente SEM ofensa ao autor original @rtdad, mas neste ponto a questão é: se 8 dias de rega manual parecem um inferno, o cuidado obsessivo com o gramado pode simplesmente não ser a sua 'coisa'. O que é absolutamente bom. Acho a pesca um absurdo...

#11 ·
Harts said:
Este é um ótimo tópico e provavelmente veremos uma variedade de respostas diferentes. Todo mundo tem uma situação única e certamente o dinheiro entra em jogo.

Pessoalmente, nunca me sentei e fiz um orçamento do que um ano típico custa - no entanto, isso é algo que pretendo fazer durante a entressafra.

Em termos de tempo gasto; eu gasto em média 7-10 horas por semana. Isso aumentou em relação ao ano passado, em parte porque comprei um cortador de grama e antes de investir em PGR, eu cortava a grama a cada dois dias.

Por causa das práticas culturais do ano passado e do início deste ano, o tempo gasto puxando/pulverizando ervas daninhas neste verão diminuiu significativamente - eu fiz apenas uma aplicação geral para ervas daninhas no meu quintal.

Para mim, não tenho outros hobbies. Antes do nascimento do meu filho mais novo, eu treinava um time de beisebol altamente competitivo que me fazia viajar em média 20+ dias para os EUA em julho, junto com 4 jogos todos os fins de semana em maio e junho e setembro. Desde então, investi esse tempo no meu gramado e adorei cada segundo.

Eu não trabalho com madeira. Eu não conserto carros. Eu não consigo consertar encanamentos. Mas eu consigo cultivar grama e fazer isso muito bem.

Também é importante ressaltar que esta não é minha "casa para sempre". Então eu mantenho isso em mente quando se trata de gastar dinheiro.

Eu diria que estou 80% do caminho para onde quero que meu gramado esteja. Para o proprietário médio (ou para qualquer um dos meus amigos), a maioria diria que sou louco pela quantidade que faço para o meu gramado. Mas também recebo uma tonelada de elogios e "holy crap!" E essa é parte da razão pela qual eu faço isso. É minha criação.

Em termos do mínimo que alguém precisaria gastar? Difícil de responder, dados todos os produtos disponíveis nas grandes lojas locais. Eu disse a amigos que, se tudo o que eles fizerem for fertilizar uma vez na primavera e novamente em setembro; cortar e regar uma vez por semana, eles provavelmente teriam a grama mais bonita da vizinhança.

Há uma tonelada de pessoas na minha área que usam um serviço para pulverizar ervas daninhas. E essas empresas colocam estacas no chão com seu logotipo. A ironia é que o gramado ainda está infestado de ervas daninhas. Não tenho certeza de por que eles anunciam um serviço quando o próprio gramado em que estão anunciando é 75% de ervas daninhas.
Ótima resposta, obrigado!

#12 ·
ksturfguy said:
Eu acho que é uma boa pergunta e eu mesmo a questiono às vezes. Eu não gasto quantias malucas de dinheiro no meu gramado, mas gasto muito mais do que o proprietário médio, eu acho. Eu moro no campo também, então nem tenho vizinhos para comparar ou tentar impressionar. Honestamente, no verão passado, quando meu gramado foi para o inferno por causa do calor e da seca, eu meio que disse dane-se. Eu não tinha mais a motivação para tornar meu gramado "perfeito". Então o outono chegou e aquele bug me atingiu de novo. Então eu encontrei este site em setembro e boom, ele me motivou a um nível ainda mais alto.

Eu ainda tento manter os custos sob controle, mas comprei algumas coisas como um pulverizador de mochila a bateria, pacote de bioestimulante N-EXT, etc., que eu não teria comprado se não fosse por este site.

Mas como @Harts, este é meu hobby principal. Eu amo golfe, mas não funciona com minha agenda e as crianças também. Difícil ir jogar 18 buracos e levar 4 ou 5 horas do meu dia quando eu tenho um emprego em tempo integral, filhos e uma esposa. Sem mencionar que golfe também não é barato. Inferno, gastei US$ 1000 em novos ferros no ano passado. Então esta é a única coisa em que sou bom e posso fazer em casa. Então, para mim, desde que eu não enlouqueça comprando equipamentos ou produtos novos, vale a pena.
Os proprietários médios por aqui não fazem literalmente nada além de cortar a grama uma vez a cada uma ou duas semanas.

#13 ·
CPA Nerd said:
Eu assino a regra 80/20. Eu fertilizo 4-5x por ano, incluindo um com um pré-emergente. Eu faço mulch regularmente a 3,25 polegadas com uma lâmina afiada. Eu borrifo ervas daninhas com mata-mato de caixa grande.

Fazendo apenas essas coisas, provavelmente me dá 80% (ou mais) dos resultados possíveis e me custa talvez cerca de US$ 150 por ano para meu gramado de 8.000 pés quadrados, incluindo gasolina e o custo para eu trocar meu óleo, vela e filtro de ar. Talvez US$ 200 por ano se você incluir a depreciação do cortador. Se eu precisar semear alguns pontos, talvez US$ 225 no máximo. Eu passo algumas horas por semana lá fora.

Não custa muito tempo ou dinheiro para manter um gramado acima da média, uma vez que você tem uma boa base.
Sem sementes? Eu sinto que esse é um grande custo... junto com qualquer coisa importante como cobertura superior...

#14 ·
Babameca said:
Um hobby realmente tem um preço... Claro, mas um preço muito mais baixo do que qualquer coisa que não seja um hobby.
Para os amadores, como quase todos nós neste fórum, a questão é se você realmente gosta da jornada.
Então, a divisão inicial, antes mesmo de avaliar custo/benefício, é: você realmente faz isso por custo/benefício ou porque gosta de fazê-lo?
Absolutamente SEM ofensa ao postador original @rtdad, mas neste ponto a questão é: se 8 dias de rega manual parecem um inferno, o cuidado obsessivo com o gramado pode simplesmente não ser a sua "coisa". O que é absolutamente bom. Acho a pesca um absurdo...
Primeiro, eu nunca planejei me tornar uma pessoa obcecada por cuidar do gramado. Eu nunca planejei gastar mais do que algumas horas por semana cuidando do gramado.

Meu objetivo é melhorar o gramado o máximo possível (tempo e dinheiro).
Eu trabalho em 2 empregos. Tenho 2 filhos. Treino os esportes do meu filho. E tenho outros hobbies. Então, definitivamente, há um fator de restrição de tempo.

Eu gosto da jornada? Bem, eu gostei de tudo até o ano passado, o top dressing foi um trabalho manual brutal, e os resultados deste ano não foram bons. Então, meu retorno sobre o investimento foi ruim.

E eu cheguei a um pouco de uma encruzilhada no que diz respeito à irrigação. O sistema de irrigação é muito caro e eu não pretendo regar 6x / dia após a semeadura novamente.

Talvez eu apenas me contente em ter um gramado decente por enquanto...

Mas fico feliz por ter feito este post por todos os comentários.

#15 ·
rtdad said:
Dito isto, tenho um relvado que é maioritariamente livre de ervas daninhas, mas que é irregular (possivelmente devido à falta de irrigação) e as mudas ainda não germinaram desde o domingo passado. Estou a questionar se um sistema de irrigação vale a pena (US$ 3.000 a US$ 5.000, mais US$ 200 a US$ 500/mês de aumento nos custos da água)
Com base em algumas informações que reuni sobre sistemas de irrigação, suas estimativas parecem incrivelmente altas, especialmente para um relvado de 3800/ft2. Eu voltaria à prancheta aqui e faria alguns recálculos. Pergunte a um vizinho ou colega se ele tem um sistema de irrigação e quanto sua conta de água aumentou a cada mês.

Boa sorte com o relvado!

#16 ·
Ótima pergunta - custo / benefício. Algo em que tenho pensado cada vez mais. Sem dúvida, isso tem que depender do uso do gramado. Não tenho filhos nem cães, então meu próprio gramado é puramente ornamental. Quanto mais tempo e dinheiro eu coloco nele, mais começo a pensar em alternativas para ter muito dele. Se eu olhar para o resto da minha paisagem, as árvores são como jovens adultos, praticamente autossuficientes e talvez precisem de alguma ajuda uma ou duas vezes por ano. Os arbustos e canteiros são como adolescentes, eles saem e fazem suas próprias coisas de forma independente, mas precisam de alguns cuidados e atenção regulares. A grama é o bebê, precisa ter a fralda trocada constantemente, está sempre doente, precisa ser alimentada e regada ou não tem chance, e sempre parece atingir a carteira muito mais do que as outras "crianças".

Estou começando a pensar que cuidar de tantos bebês é estúpido. Alguns caminhos de gramado cercados por plantas de cobertura densas de baixa manutenção e arbustos e árvores podem fazer muito mais sentido para as pessoas que realmente não usam todo o seu gramado. As crianças que costumavam brincar no quintal crescem e vão fazer outras coisas; talvez a paisagem geralmente precise crescer e fazer outras coisas também.

#17 ·
rtdad said:
Só quero iniciar uma conversa sobre os custos de cuidados com o gramado.
1.) Quanto você está disposto a gastar anualmente com cuidados com o gramado?
2.) E quais resultados você quer/espera?
3.) Qual é o mínimo que alguém teria que fazer/gastar para manter um gramado verde e saudável?

Nos últimos 6 anos, tenho feito projetos anuais, desde a reforma completa com equipamentos pesados removendo 3" da camada superior e novo solo até a aeração, ressemeadura, fertilização uma vez, às vezes duas vezes por ano..

Contratei e demiti uma empresa de cuidados com o gramado depois de alguns anos, fiz tratamentos mensais, pulverizei ervas daninhas, puxei ervas daninhas manualmente, retirei a palha, cobri, nivelei, milo, todas as atividades usuais de cuidados com o gramado..

Dito isso, tenho um gramado que é quase livre de ervas daninhas, mas é irregular (possivelmente por falta de irrigação) e as mudas ainda não germinaram desde o último domingo. Estou questionando se um sistema de irrigação vale a pena (US$ 3-5 mil, mais US$ 200-500/mês de aumento nos custos de água)

Tenho regado à mão até 6 vezes por dia há 8 dias. :x

Então a frustração se instalou e estou começando a me perguntar se tudo isso vale a pena. Um amigo não faz muita coisa com sua grama e ele está bem com ervas daninhas aqui e ali, manchas, etc..

Começando a considerar reduzir a quantia que gasto e faço no quintal versus contratar uma grande empresa de cuidados com o gramado versus continuar a rotina.

Isso é provavelmente altamente dependente da renda e dos desejos de cada um para seu gramado, mas seria bom ouvir onde cada um está pessoalmente. Obrigado!
Tenho pensado a mesma coisa ultimamente. Comprei minha casa recentemente, então meus custos serão altos até que eu a coloque onde quero. Meu orçamento anual de manutenção contínua será de US$ 1.000. Isso é para um quintal da frente de 5.500 pés quadrados que quero que seja Nível 2 e um quintal dos fundos de 10.000 pés quadrados que quero que seja Nível 1 (Níveis conforme definido pelo Cool Season Lawn Guide). Não sei qual é a sua situação, mas vejo isso como um investimento em minha casa.
Suas estimativas de irrigação parecem altas para mim. A esses preços, eu procuraria ter um poço perfurado para irrigação (US$ 6.000). Eu sei que certos municípios permitirão que você tenha um medidor de água adicional instalado para seu sistema de irrigação e a água que é usada para seu gramado pode ser deduzida de sua conta de esgoto (porque não está indo pelo ralo).
Ryan Knorr no YouTube tinha um sistema acima do solo que parecia funcionar muito bem, você pode querer dar uma olhada nisso, pois provavelmente custou apenas algumas centenas de dólares e ele tinha um gramado muito bom. Eu definitivamente não contrataria uma empresa de cuidados com o gramado para nada. Alguns são bons, mas NINGUÉM se importa com meu quintal tanto quanto eu. Meu vizinho tem uma empresa de cuidados com o gramado que faz toda a sua fertilização e seu quintal parece muito bom, mas suas lâminas precisam ser afiadas com urgência (e eu não vou ser aquele que vai dizer a ele LOL).
Quanto ao milo, é um ótimo produto, mas o custo versus os resultados visuais reais não estão lá, no entanto, continuo a usá-lo. Pessoalmente, vi alguns quintais de Nível 2 neste fórum que são mantidos com os fertilizantes mais baratos disponíveis. Uma coisa que você não mencionou é a visibilidade do seu quintal. Se você mora em uma área de tráfego muito baixo, onde você é o único que realmente vê seu quintal, então eu reduziria os gastos anuais. Eu moro na esquina de um bairro bastante ativo, onde meu trabalho e meu investimento são vistos por muitas pessoas que passam (e se formos realmente honestos com nós mesmos, não é por isso que gastamos as horas e o dinheiro?) Meu avô nunca gastou um centavo em controle de ervas daninhas ou irrigação, mas manteve seu gramado PERFEITAMENTE aparado e ele parecia muito bom da rua. Seja o que for que você decida fazer, apenas ter o conhecimento deste fórum provavelmente resultará em você ter um gramado muito bom, se não um dos melhores do bairro.

#18 ·
rtdad said:
CPA Nerd said:
Eu sigo a regra 80/20. Eu fertilizo 4-5x por ano, incluindo uma com um pré-emergente. Eu faço cobertura morta regularmente a 3,25 polegadas com uma lâmina afiada. Eu borrifo ervas daninhas com matador de ervas daninhas de caixa grande.

Fazendo apenas essas coisas, provavelmente me dá 80% (ou mais) dos resultados possíveis e me custa talvez cerca de US$ 150 por ano para meu gramado de 8.000 pés quadrados, incluindo gás e o custo para eu trocar meu óleo, vela e filtro de ar. Talvez US$ 200 por ano se você incluir a depreciação do cortador. Se eu precisar semear alguns pontos, talvez US$ 225 no máximo. Eu passo algumas horas por semana lá fora.

Não custa muito tempo ou dinheiro para manter um gramado acima da média, uma vez que você tem uma boa base.
Sem sementes? Eu sinto que esse é um grande custo... junto com qualquer coisa importante como cobertura...
Eu adicionei US$ 25 por ano para sementes. A US$ 2,50 por libra e 4 libras por 1.000 pés quadrados para semear, isso me dá 10 libras por ano ou 2.500 pés quadrados de sementes. Novamente, apenas semeando pontos nus aqui e ali, eu não uso nem perto dessa quantidade.

A cobertura se enquadra nos 80% das coisas que só me dão 20% dos resultados. Eu não conheço ninguém pessoalmente que já tenha feito cobertura em seu gramado, incluindo eu mesmo, e eu conheço muitas pessoas com gramados muito bonitos. Então eu não considero necessário ter um gramado bem acima da média.

#19 ·
Meu gramado tem aproximadamente 10.000 pés quadrados e gastei não mais que 200 dólares no ano passado, excluindo água. Este ano estou entre 1.000 e 1.500 dólares. Comprei um monte de produtos químicos, uma nova Honda, um novo cortador de grama para mim, atualizações de aspersores e sementes. No próximo ano, adicionarei novas zonas na minha linha de aspersão, mas essa provavelmente será minha única compra, além de alguns PGR.

#20 ·
É muito simples. Obtenha o fertilizante scotts/vigoro quando estiver em promoção. Você pode pular o mata-mato e adubo, pois fará pulverização localizada. Você também pode pular o protetor de insetos de verão (saco laranja) por 2 sacos de milorganite ou orgânico equivalente para os meses de verão.

Deixe-me detalhar de algumas maneiras:

O programa tradicional de 4 etapas (scotts neste caso, mas vigoro ou a marca menards são bons e um pouco mais baratos).

$25 Preventivo de grama-caranguejo
$23 Mata-mato e adubo
$25 Protetor de verão
$17 Saco verde

Total: $90 em fertilizante

Meu jeito:
$15 Milorganite (por 2 sacos, preço de venda, caso contrário, não comprarei)
$16 Winterizer (provavelmente a etapa mais importante para gramíneas de estação fria)
$25 Ureia
$18 Ironite

Total: $74

Mas a ureia dura mais de um ano para um gramado de 5.000 pés quadrados (é um saco de 50 lb)

Adicione ao acima
Prodiamina: $6/ano aplicada na taxa máxima do rótulo
Bifen: $3/ano, mas também usado em ambientes internos
Fungicida Azoxistrobina: $5 por aplicação em 5 mil pés quadrados.
Concentrado de mata-mato para pulverização localizada: $1/ano

No geral, você está gastando $100 apenas em produtos químicos e fertilizantes

Água: $100 em julho/agosto. Para um gramado estabelecido, o resto do tempo pode ficar sem irrigação se chover.

#21 ·
Além das reformas, não gasto muito.

Eu fertilizei uma vez em maio. Pulverizei ervas daninhas aqui e ali com Tenacity que tenho há alguns anos e ainda está meio cheio. Tenho o saco de 50 libras de ureia de dois anos atrás. Eu não irrigo.

#22 ·
Harts said:
Não tenho certeza por que eles anunciam um serviço quando o próprio gramado em que estão anunciando tem 75% de ervas daninhas.
Acho que eles são obrigados a colocá-los como um aviso às pessoas de que o produto foi aplicado. Usei uma empresa no ano passado para pulverizar ervas daninhas e eles disseram que eu precisava deixá-los por 24 horas, mas eu sempre os puxava quando chegava em casa.

Acho que é principalmente cortesia porque o produto Fiesta é ferro pesado e acho que pode manchar. Eles nunca borrifaram perto do concreto, então as áreas que mais precisavam de trabalho ainda estavam cheias de ervas daninhas.

#23 ·
Para mim, cuidar do meu próprio gramado se tornou meu tratamento antidepressivo.

Tenho sofrido de depressão nos últimos anos (provavelmente crise de meia-idade :)) combinada com alguns ataques de pânico que me levavam à emergência, pensando que eu estava tendo um ataque cardíaco.

Desde que estou fazendo coisas no quintal, meus ataques de pânico acabaram e me sinto muito melhor.

Para mim, isso não tem preço... também queria agradecer a @thegrassfactor que tem um coração enorme! De alguma forma, ele sabia que eu estava com essa condição e me enviou um pacote de cuidados para me levantar. Eu te amo, irmão!

#25 ·
rtdad said:
Babaganoosh said:
Quantos pés quadrados de relva você tem?
Não muito.. Cerca de 3800 no total
Então sua resposta será muito diferente da minha. Eu tenho 20 mil pés de relva. Sem irrigação e o custo de instalação seria ridículo devido a morar em uma área com alto custo de vida.

Admito que não acho que gostaria de cuidar de muito mais de 30 mil pés quadrados de grama.

#26 ·
Você realmente não pode comparar maçãs com maçãs, dada a sua situação em comparação com a de outra pessoa. Há muitas variáveis.

Meus custos iniciais foram altos quando eu estava comprando herbicidas e equipamentos, mas como esses já foram pagos, minhas despesas anuais foram principalmente fertilizantes, água, fungicidas e meu tempo. A maioria dos meus vizinhos paga por serviços de jardinagem e nenhum deles tem um gramado excepcional. Com base na comparação de custos, não acho que estou gastando quase tanto por ano para manter meu gramado. Também encontrei um bom equilíbrio em orçar meu tempo e dinheiro no meu gramado para obter resultados com os quais estou satisfeito.

Eu acho que uma dose saudável de glifosato, água e N é tudo o que a maioria dos gramados precisa.